skip to Main Content
Conheça Os Benefícios Da Bandagem Elástica

As bandagens terapêuticas são indicadas para auxiliar no tratamento das disfunções do aparelho locomotor, sejam elas traumato-ortopédicas, desportivas, neurológicas (pediatria e adulto) e oncológicas. Através delas, o paciente consegue ter um aumento da informação proprioceptiva, levando a uma maior sensação de conforto, segurança e confiança.

Como esses benefícios são possíveis?

O motivo principal é o funcionamento da bandagem, que respeita o conceito da estimulação tegumentar. A pele é o nosso maior órgão, devidamente inervado para conduzir estímulos sensoriais (aferentes) para o sistema nervoso central que prontamente responde com uma reação motora (eferentes). E a bandagem terapêutica atua estimulando um importante receptor sensorial, o disco de Merkel, que capta informações de tato e pressão contínua.

Ambos os tipos de bandagem existentes (rígidas e elásticas) atuam no estímulo proprioceptivo. Mas a vantagem da bandagem terapêutica elástica é o conforto durante a execução de movimentos, minimizando riscos de lesões na pele por atrito.

Como deve ser a aplicação das Bandagens terapêuticas?

Como no mercado atual existem várias metodologias ou técnicas diferentes, cada uma delas tem sua aplicabilidade. Segundo a Therapy Taping Association, os tipos de cortes na bandagem estão ligados à área de contato ou área de efetivação dos estímulos.

Veja qual corte usar para cada situação:

“I”: estímulo direcionado para uma determinada área e/ou crivagem

“Y”: estímulo em uma área maior e/ou mais ampla

“X”: objetivo de estabilização articular e/ou reorganização postural

“Leque”: utilizado para auxiliar na drenagem de edemas e hematomas.

A aplicação em si dependerá do tipo de acometimento ou alteração da mecânica funcional. Por isso, é indispensável um bom conhecimento biomecânico e uma avaliação bem realizada. Feita a avaliação e identificação do problema, o fisioterapeuta irá posicionar um ponto fixo da bandagem em um determinado segmento do corpo do paciente, tensionando a bandagem e respeitando a lei de Newton (toda ação tem uma reação). Essa reação esperada da bandagem poderá ativar ou inibir uma resposta muscular.

Cuidados na aplicação das bandagens terapêuticas

No método Therapy Taping, estipula-se que na primeira aplicação o terapeuta deverá aplicar a bandagem sem tensão para que a pele possa se adaptar ao estímulo tátil (dieta sensorial). Quando o profissional não respeita essa conduta e tensiona no primeiro dia, poderá provocar lesões na pele do paciente (machucados, bolhas e outras irritações). Outro dano provocado pela inabilidade da técnica ou até mesmo pelo precário conhecimento biomecânico é o posicionamento errado da articulação, que provoca atrito, dor e, consequentemente, déficit funcional.

No caso de dores e/ou disfunções de origem desconhecidas, afecções dermatológicas, processos infecciosos e feridas abertas, o uso das bandagens terapêuticas não é indicado.

Todos poderão se beneficiar dessa técnica, mas o profissional deverá ter cuidado com extremos de idade (bebês e idosos), pois nesses casos a pele é muito sensível.

Na www.daope.com você encontra toda linha de Bandagem Elástica Adesiva, confira nossos preços.

Este Post tem 1 Comentário
  1. Salami prosciutto sirloin t-bone tri-tip alcatra, biltong swine landjaeger pork loin pork chop andouille jowl tenderloin ribeye. Tri-tip sausage strip steak doner corned beef pork loin flank t-bone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *