skip to Main Content
Como A Diabetes Pode Afetar Os Seus Pés?

Os nossos pés apresentam uma complexa rede sanguínea para se manterem saudáveis, apresentando igualmente uma extensa ramificação nervosa, responsável pela sensibilidade do pé. Estas ramificações nervosas atuam como sinais de alarme. Por exemplo, se sentir um pequeno objeto dentro do sapato, este conjunto de nervos emite uma mensagem para o seu cérebro para que resolva imediatamente esta situação, retirando rapidamente o objeto causador da moléstia.
Contudo, com a evolução da doença, especialmente se esta não for convenientemente tratada, pode levar a:

  • Danificação nervosa ou “neuropatia periférica”, que provoca alterações de sensibilidade dos pés, e /ou
  • Redução do aporte sanguíneo, conhecida por “má circulação”.

A danificação nervosa pode significar que o paciente não sinta o objeto estranho dentro do sapato, devido à perda de sensibilidade dos pés. Esta situação pode levar ao aparecimento de um pequeno ferimento, e posteriormente a uma infecção.

Se igualmente apresenta “má circulação”, qualquer ferimento ou infecção no pé (por exemplo, cortes, queimaduras ou arranhões) irá demorar mais tempo a curar. Este processo é devido à diminuição da quantidade de sangue das artérias dos pés. O sangue providência os nutrientes responsáveis pelo processo cicatricial dos tecidos danificados.

Se apresenta problemas circulatórios, necessita de tomar cuidados extra para proteger os seus pés de possíveis ferimentos.

A maioria dos problemas nos pés das pessoas diabéticas ocorre quando os ferimentos e muitas das vezes as infecções passam despercebidos ou quando não tratadas a tempo.

COMO O SEU PODOLOGO PODE AJUDAR?

Os podólogos são profissionais de saúde altamente qualificados e treinados para a prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação das patologias dos pés. Os programas continuados de educação e especialização da carreira, garantem o melhor desempenho da sua função.

Visite o o seu podólogo com regularidade, de modo a prevenir problemas futuros, aliviar a dor e o ajudar a conseguir uma melhor mobilidade.

Este Post tem 3 Comentários
  1. Salami prosciutto sirloin t-bone tri-tip alcatra, biltong swine landjaeger pork loin pork chop andouille jowl tenderloin ribeye. Tri-tip sausage strip steak doner corned beef pork loin flank t-bone.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *